Defesa de Doutorado

No dia 14 de abril de 2022, às 14h,  Jéssica Pires Cardoso, pesquisadora do RURAS, defenderá o trabalho intitulado Trajetórias de saber, discursos de poder: o Aquífero Guarani na agenda ambiental contemporânea.

Resumo:

O início da década de 2000 marca o afloramento da preocupação global e nacional para a conservação dos recursos subterrâneos transfronteiriços. Neste contexto, um conjunto de instituições multilaterais, organizações internacionais e cientistas empenharam esforços para desvendar os mistérios destes recursos que permaneciam oculto ao debate público e, assim, prescrever políticas de gestão para as águas subterrâneas. É sobre este cenário que este trabalho se dedica. De modo específico, a tese em tela tem como principal  desenhar o momento de emergência dos debates acerca da gestão dos recursos hídricos subterrâneos transfronteiriços nos âmbitos global e local, buscando apreender os discursos e os saberes que exercem uma espécie de pressão na construção de novos mecanismos de gestão ambiental das águas. Para tanto, tomamos como referência de análise o Sistema Aquífero Guarani (SAG), aquífero que transpassa quatro países na América Latina e que, até a década de 2000, permanecia oculto nos debates sobre gestão das águas. Esse aquífero ganha visibilidade quando, a datar de 2003, o Global Environmental Facility, o Banco Mundial e a Organização dos Estados Americanos apoiam a elaboração do Projeto Proteção Ambiental e Gerenciamento Sustentável Integrado do Sistema Aquífero Guarani (também conhecido como Projeto Sistema Aquífero Guarani – PSAG), com o objetivo de promover a gestão integrada e o uso sustentável do SAG. De modo concomitante, o município de Ribeirão Preto (SP), bem como sua Região Administrativa, ganha centralidade ao ser selecionado como lócus de análise do PSAG. Em interface a essa conjuntura, em nossa análise, pretendemos associar e transitar sobre essas duas dimensões – o global e o local. Partimos da hipótese de que as verdades sobre o aquífero são construídas e disputadas discursivamente. E, nesse processo de disputas, a consolidação da agenda ambiental contemporânea e a elaboração de instrumentos de gestão sobre as águas subterrâneas envolvem um conjunto de agentes que mobilizam estrategicamente saberes e discursos capazes de produzir reflexões no campo da nominação da temática ambiental e ações nas instâncias de gestão ambiental. Dessa forma, utilizamos como estratégias metodológicas a reconstrução das trajetórias acadêmica e profissional dos partícipes PSAG; a reformulação dos enunciados desenvolvidos pelas instituições técnicas e globais à frente do debate; e a análise dos discursos nas arenas participativas de gestão das águas e do solo.

Palavras-chave: gestão das águas subterrâneas; aquífero Guarani; conflitos socioambientais; sociedade e recursos hídricos.

Composição da banca:
Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (presidente)
Prof. Dr. José Esteban Castro – Newcastle University – Reino Unido
Profa. Dra. Ana Paula Fracalanza – Universidade de São Paulo – USP
Profa. Dra. Samira Feldman Marzochi – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Prof. Dr. Fábio José Bechara Sanchez – Universidade Federal de São Carlos – UFSCar