Blog

Novo prazo para submissão de resumos – Colloque international: Les Sciences Sociales Rurales dans/sur les Suds décolonisés. En hommage à Abdelmalek SAYAD

Está prorrogada até dia 15 de dezembro a chamada de propostas de trabalho para o Colloque international: Les Sciences Sociales Rurales dans/sur les Suds décolonisés. En hommage à Abdelmalek SAYAD, previsto para ocorrer entre os dias 21 e 22 de novembro de 2022 na Universidade de Argel 2 – Argélia. 

O Colóquio tem por objetivo iniciar um inventário empírico, teórico e epistêmico das Ciências Sociais Rurais no/sobre os suis desde a descolonização até a globalização (1960-2021), contemplando os seguintes eixos: 

  1. O balanço da pesquisa rural desde os anos 60 até os dias atuais: temas de pesquisa, métodos, grupos sociais estudados, relações dos pesquisadores com as autoridades políticas, etc.;
  2. Depoimentos e análises reflexivas das experiências de colaboração Norte/Sul e Sul-Sul;
  3.  Os pontos fortes e fracos das teorias pós-coloniais rurais e, mais geralmente, da abordagem crítica e distanciada. 

Sua realização é fruto da parceria entre o Grupo de Pesquisa  Le Petites Paysanneries (pequenos camponeses) GPP-GPP Suds (França), o Laboratório de análise Sócio Antropológico do Desenvolvimento dos Territórios (LASADET), da Universidade de Argel 2, além do Grupo de Pesquisa Ruralidades, Meio Ambiente e Sociedade (RURAS) da Universidade Federal de São Carlos. 

Confira a chamada na íntegra, disponível em  francês, inglês, espanhol, árabe e português, clicando aqui.