Plano de Gestão de Dados – FORTE

O projeto “Forest citizenship for disaster resilience: learning from COVID-19” faz parte da chamada Recovery, Renewal and Resilience in a Post-Pandemic World (RRR), da Trans-Atlantic Platform, Social Sciences and Humanities, e contou com financiamentos da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP, Brasil), do Economic and Social Research Council (ESRC, Reino Unido) e da National Science Foundation (NSF, Estados Unidos). 

Dividido em três pacotes de trabalho, o projeto articulou metodologias quantitativas e qualitativas e formou um banco de dados robusto sobre a temática da pandemia da Covid-19 na Amazônia Legal brasileira. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diferentes sujeitos dos universos empíricos analisados, valorizando a experiência e a memória como meio de produzir compreensibilidade sobre o tema proposto no Amazonas e no Pará. Foram entrevistadas lideranças políticas, famílias que integram o território, profissionais da saúde e da educação, gestores públicos, organizações ambientalistas, movimentos sociais do campo, seringueiros, castanheiros e pescadores. Estes dados foram submetidos a diferentes estratégias de sistematização, também gerando quadros, tabelas e planilhas.

Todos os dados produzidos no projeto via trabalho de campo, levantamento de dados secundários e pesquisa documental estão disponíveis, em formato físico e digital, na sede do Grupo de Pesquisa Ruralidades, Ambiente e Sociedade – RURAS, no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Rodovia Washington Luis, km.235, São Carlos-SP). O acesso a estes dados é público, com consulta agendada por e-mail.

Os dados digitais estão armazenados em pasta protegida por criptografia e senha em computadores de responsabilidade do Grupo de Pesquisa RURAS, sendo que uma cópia da pasta e de todos os documentos está salva na nuvem gerida pela Secretaria de Informática da UFSCar.

Para fins de garantia da privacidade dos informantes da pesquisa, a realização de consulta aos áudios e transcrições de entrevistas será precedida do preenchimento de termo de confidencialidade elaborado pelo RURAS.

Por fim, também será exigido nos atos de consulta o preenchimento de um termo de compromisso que estabelece a obrigatoriedade de referência ao título do projeto, bem como de suas agências de fomento (FAPESP, ESRC e NSF) no caso de qualquer forma de uso dos dados e informações obtidas desta base de dados.

Para agendamento de consulta e demais informações, o contato deve ser realizado pelo e-mail rmartins@ufscar.br