Plano de gestão de dados

O projeto “Nas franjas do progresso. Efeitos socioambientais da produção canavieira nos estados de Alagoas e São Paulo” articulou metodologias qualitativas, para coleta de dados primários, com a análise de dados secundários de diferentes agências de informação e instituições de gestão. Foram realizadas entrevistas de roteiro semiestruturado com diferentes sujeitos dos cenários analisados, buscando a valorização da experiência como meio de produzir inteligibilidade sobre o tema proposto. Dentre outros, foram entrevistados trabalhadores rurais, sindicatos de trabalhadores rurais e sindicatos patronais, famílias integrantes de assentamentos de reforma agrária, movimentos sociais do campo, movimentos sociais ambientalistas, gestores públicos, gerentes de usinas de açúcar e álcool e entidades representativas da agroindústria sucroalcooleira.

Os dados primários do projeto são provenientes de trabalhos de campo, a partir dos quais foram geradas transcrições, quadros, tabelas e planilhas. Os dados secundários são provenientes de instituições e repositórios públicos, tais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Ministério Público do Trabalho, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Instituto de Economia Agrícola (IEA), Secretarias de Saúde, Sistemas de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Agência Nacional de Águas (ANA),Secretarias de Meio Ambiente e Comitês de Bacias Hidrográficas, dentre outros. Estes dados foram submetidos a diferentes estratégias de sistematização, também gerando quadros, tabelas e planilhas.

Todos os dados produzidos no projeto via trabalho de campo, levantamento de dados secundários e pesquisa documental estão disponíveis, em formato físico e digital, na sede do Grupo de Pesquisa Ruralidades, Ambiente e Sociedade – RURAS, no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Rodovia Washington Luis, km.235, São Carlos-SP). O acesso a estes dados é público, com consulta agendada por e-mail.

Os dados digitais estão armazenados em pasta protegida por criptografia e senha em computadores de responsabilidade do Grupo de Pesquisa RURAS, sendo que uma cópia da pasta e de todos os documentos está salva na nuvem gerida pela Secretaria de Informática da UFSCar.

Para fins de garantia da privacidade dos informantes da pesquisa, a realização de consulta aos áudios e transcrições de entrevistas será precedida do preenchimento de termo de confidencialidade elaborado pelo RURAS.

Por fim, também será exigido nos atos de consulta o preenchimento de um termo de compromisso que estabelece a obrigatoriedade de referência ao título do projeto, bem como de suas agências de fomento (FAPESP e FAPEAL) no caso de qualquer forma de uso dos dados e informações obtidas desta base de dados.

Para agendamento de consulta e demais informações, o contato deve ser realizado pelo e-mail rmartins@ufscar.br