Novo site RURAS
O grupo de estudos Ruralidades, Ambiente e Sociedade (RURAS) tem o prazer de apresentar seu novo site. Seu conteúdo está voltado à todos(as) que se interessam pelos temas das sociabilidades rurais, da questão agrária, relações de trabalho no campo e dos conflitos ambientais e fundiários.
Fazemos aqui o convite para que acompanhem nosso novo site, que trará regularmente notícias, textos, artigos e informe de eventos relacionados às atividades do grupo.
Também informamos que as reuniões regulares do RURAS são abertas. A divulgação das datas, horários, locais e bibliografias para os encontros será realizada por esse canal.
—
Como primeiro informe, divulgamos a chamada de trabalhos para o GT “Metamorfoses do rural contemporâneo” do 38º Encontro Anual da ANPOCS, a realizar-se entre os dias 27 e 31 de outubro, na cidade de Caxambu (MG).
Os resumos poderão ser submetidos até o dia 25/03, exclusivamente na pagina do evento (http://www.anpocs.org.br).
Segue a ementa do GT.
GT 21 – Metamorfoses do rural contemporâneo
Coordenadores:
Rodrigo Constante Martins (UFSCar)
Flávio Sacco dos Anjos (UFPel)
Ementa:
Este Grupo de Trabalho propõe-se a debater realidades e categorias analíticas que se apresentam à luz de novos instrumentais teórico-metodológicos nos estudos rurais. Buscar-se-á a sistematização e a discussão de estudos feitos no Brasil que versem sobre as metamorfoses contemporâneas do rural, promovendo um espaço de interlocução acerca dos novos desafios postos pelo mundo rural à teoria social. Dentre os temas centrais a serem discutidos, estão as transformações sócio-demográficas do rural (masculinização, envelhecimento, desagrarização), a regulação ambiental, a governança socioterritorial, o horizonte das políticas públicas para o campo (em suas dimensões agrícola, ambiental e de redução da pobreza e da desigualdade), as transformações nos modos de vida e na organização política das populações rurais, as metamorfoses do trabalho rural e da propriedade da terra, a globalização e a reestruturação dos espaços rurais, multifuncionalidade, pluriatividade e o papel das redes de solidariedade e de cooperação no campo.