Pesquisadores do Ruras realizam trabalho de campo na Amazônia
Desde 2022, pesquisadores do Ruras têm realizado trabalhos de campo na Amazônia, por meio do projeto de pesquisa “FORTE – FORest ciTizenship for disaster rEsilience: learning from COVID-19” (Cidadania dos povos da floresta como forma de resiliência aos desastres: aprendizados da COVID-19).
O projeto, no Brasil, é coordenado pelo Prof. Dr. Rodrigo Constante Martins e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), pelo Economic and Social Research Council (Reino Unido) e pela National Science Foundation (EUA).
As(os) pesquisadoras(es) têm buscado compreender os desafios, as estratégias de ação e enfrentamento à pandemia e as formas de cidadania e ações coletivas mobilizadas pelos povos da floresta no contexto pandêmico.
De forma descontínua, as(os) pesquisadoras(es) têm realizado incursões a campo nas áreas rurais e urbanas dos municípios de Manaus, Barcelos e Novo Airão, no Amazonas e em Altamira, no Pará.
Nas idas a campo, são realizadas entrevistas e observação junto às comunidades ribeirinhas, especificamente, na Resex do Iriri e Maribel, no Pará, e Resex do Unini e Moura, no Amazonas.
A seguir, alguns registros fotográficos das incursões ao campo.



