Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária São Carlos – 2021

Entre os dias 18 de setembro e 01 de outubro, acontece, de forma virtual, a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) de São Carlos (SP). A iniciativa é organizada por grupos de pesquisa e entidades estudantis tanto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) quanto do campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), além de movimentos sociais e organizações da sociedade civil.
Na primeira edição da JURA, em 2014, mais de 40 Universidades e Institutos Federais fizeram suas Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária. A pandemia da COVID 19 fez de 2020 um ano anormal. Nessas condições tivemos que nos reinventar; e a JURA 2020 foi realizada por diversas IES (Instituições de Ensino Superior) enfrentando os limites e agarrando as possibilidades das formas remotas de comunicação.
Em 2021, nos organizamos na busca por aguçar nossa capacidade de inventar novas formas de continuar fazendo a batalha das ideias. O cenário que temos à nossa frente exige dos lutadores e das lutadoras do povo cada vez mais firmeza, sabedoria e imaginação. Resistência Ativa e Socialmente Produtiva!
Com o mote “Livros e enxadas: soberania e bem-estar popular”, a edição de 2021 da JURA São Carlos propõe a transmissão ao vivo de mesas de debate sobre reforma agrária, agroecologia, soberania alimentar e a função social da universidade pública. A programação, que será disponibilizada em breve, conta também com cine debates e uma roda de conversa sobre o centenário do educador Paulo Freire.

As atividades podem ser acompanhadas através do canal do YouTube do Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER/UFSCar). Para receber notícias da JURA São Carlos 2021, inscreva-se pelo formulário.

(Foto: Filipe Augusto Peres/ MST São Paulo)