Blog

Apoio ao Acampamento Capão das Antas – São Carlos

O Ruras se junta ao NuPER em apoio ao Acampamento Capão das Antas, em São Carlos. Pelas famílias que fazem da terra uma efetiva experiência de vida!

NOTA DE SOLIDARIEDADE

O Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER/UFSCar) vem por meio desta manifestar sua preocupação com a notícia da ordem de reintegração de posse da área pública municipal onde residem as famílias camponesas do Acampamento Capão das Antas. Antecipamos que, enquanto um núcleo de pesquisa e extensão universitária, acompanhamos, desde 2015, a trajetória das mais de 200 famílias que ocupam a área pública municipal e fazem deste local um lugar de moradia e produção agroecológica.

Em nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolveram direta ou indiretamente o Capão das Antas tivemos a oportunidade de comprovar o potencial produtivo das famílias que ali residem1. Ademais, para além disso, acreditamos ser plenamente possível, com políticas públicas municipais adequadas, associar a produção camponesa com a necessária preservação ambiental, em um projeto de desenvolvimento sustentável que garanta moradia, trabalho e renda aos camponeses e comida saudável a preços justos aos trabalhadores urbanos.

Neste sentido, cobramos transparência ao poder público municipal e apelamos que reveja sua decisão de despejo das famílias acampadas ao mesmo tempo em que avance na construção de um projeto socialmente justo e ambientalmente correto que inclua as famílias do Capão das Antas e, para tanto, nos colocamos à disposição para contribuir.

Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural – NuPER

São Carlos, 05 de dezembro de 2019.

1 Para tanto contribuímos com a elaboração de um diagnóstico social, econômico e produtivo do acampamento que pode ser acessado no endereço: http://www.redeufscaragroecologica.ufscar.br/wp-content/uploads/2016/07/Diagnostico_Social_Economico_e_Produtivo.pdf